Santa Maria da Feira tem um dos mais belos castelos de Portugal que domina o seu centro histórico e os seus espaços museológicos convidam a aprender. É assim no Museu do Papel Terras de Santa Maria, no Museu Convento dos Lóios e no Museu de Santa Maria de Lamas .
Em viagem pelo concelho encontramos o Zoo de Lourosa que proporciona uma viagem pelo mundo selvagem das aves, o Visionarium que nos leva à descoberta da ciência e ,na época própria, o Presépio do Cavalinho que nos encanta.
O Rio Uíma é um dos rios que vão formando recantos de lazer conferindo ao concelho uma beleza tranquila a par de uma intensa atividade cultural e recreativa.
A rua é o palco privilegiado das grandes manifestações culturais de Santa Maria da Feira – tradicionais, contemporâneas e experimentais. Esta aptidão natural para a criação e recriação no espaço público, valorizando os recursos endógenos, traduz-se em experiências únicas para quem visita o território pela primeira vez e para quem regressa sempre que a Cultura acontece. A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o Imaginarius e a Terra dos Sonhos fazem parte de uma programação anual variada.