Atravessado por diversos cursos de água, são, neste território, muitas as paisagens de suster a respiração. O Património Natural é uma das grandes singularidades deste território, um convite à aventura e a mergulhar em horizontes a perder de vista.
Desafiamo-lo a trazer os binóculos e a partir à descoberta das aves que aqui nidificam e das borboletas e libelinhas na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha. Aventure-se nos cerca dos 200 km de percursos pedestres sinalizados em todo o território.
Visitar Macedo de Cavaleiros é conhecer o Geopark Terras de Cavaleiros
O seu património natural paisagistico e arquitetónico, as aldeias como Chacim, os solares, igrejas e capelas, velhas pontes, cruzeiros, pelourinhos e fontes constituem parte do património construído, histórico e artístico a par das tradições, lendas e folclore presentes um pouco por toda a parte com protagonistas que mantêm a tradição dos Caretos, dos Pauliteiros, dos Latos, dos Bombos, das gaitas-de-fole e da música filarmónica.
Com um notável património natural – área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Sítios de Rede Natura do Monte de Morais, dos Vales de Sabor-Maçãs, das Serras de Montesinho-Nogueira, do Romeu a visita ao concelho proporciona um ambiente entre o idílico e o agreste pintado por aldeias, entre elas Chacim, espalhadas entre montes e vales.