O distrito de Beja corresponde à metade sul da planície alentejana, irrigada por cursos de água em geral pequenos por serras baixas e pouco inclinadas.
É um distrito onde a memória e a tradição oferecem uma especificidade sócio-cultural única, marcada por um diálogo fascinante entre a história e a natureza, dos quais é exemplo o Cante Alentejano, considerado património cultural imaterial da Humanidade.
O alentejo é uma terra de vagares, de gestos puros e olhares imensos, um região caraterizada pela simplicidade de quem oferece a mesa e cultiva a amizade.
A vila de Aljustrel tem muito que se veja. Passeie pelas ruas desta vila e descubra os sítios, as casas. E os pormenores, como só o Alentejo tem, das chaminés, das portas e janelas, das “tremelas”. Meta conversa com as suas gentes e oiça...
As terras de Castro Verde presenteiam ao viajante um olhar esplendoroso pela planície imensa do sul do Alentejo. Nesta reserva da biosfera da UNESCO encontra um rendilhado de cores que preenche o mais pequeno recanto nas paletas de primavera...