Armamar é o município de toda a região do Douro com mais quilómetros de fronteira com o leito do rio Douro e é um dos concelhos que faz parte do Alto Douro Vinhateiro classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Concelho onde a partilha do território se faz com harmonia entre extensos pomares de maçãs e longas e verdes fileiras de vinha, Armamar é terra de miradouros de suster a respiração e paisagens serranas a perder de vista.
Entramos no Concelho dirigindo-nos para Santo Adrião onde o rio Tedo chega ao Douro e deixamos-nos ir por vinhedos e encostas até Armamar.
Em Armamar a Igreja Matriz com o miradouro ao lado convida a uma paragem nesta visita por Armamar
Daqui, em direção a Fontelo, não se pode deixar de subir ao monte de S. Domingos, considerado um dos melhores miradouros da região e onde não faltam recantos para uma pausa.
Capital da Maçã de Montanha é por S. Romão, passando por Vila Nova, barragem de Temilobos e S. Martinho de Chãs, zona de aldeias preservadas, a paisagem dominada pelos pomares.
Para sair do Concelho a estrada que vai de Vila Seca à Folgosa, passando pelo Marmelal deixa-nos com vontade de voltar a ter o Douro aos nossos pés.
Por terras de Armamar muitas mais são as localidades onde vale uma paragem mas onde, nem em todas, será possível manobrar uma autocaravana pelo que aconselhamos a uma informação prévia.