Nelas, banhada pelo rio Dão e pelo Mondego caracteriza-se pela sua grande beleza e pelo seu vasto património histórico, arqueológico, arquitetónico, religioso e paisagístico.
A história desta região está bem patente na sua arquitetura, desde o período Neolítico ou Idade da Pedra, erigida com fins religiosos, pode ser encontrada em monumentos megalíticos da Orca de Pramelas em Canas de Senhorim e do Outeiro do Roque na Lapa do Lobo. A via Romana de Santar , a via Romana de Vilar Seco e os túmulos das Pedras da Forca fazem-nos recuar no tempo.
O Dão - o rio e o vinho – percorrem esta região. Os solares e as quintas de produção de vinho povoam este concelho que nos vai conquistando quando nos embrenhamos por todo o seu território ao encontro da sua história e paisagem.
Sendo parte da região demarcada do vinho do Dão, está também integrada na Região Demarcada do Queijo da Serra, combinação perfeita ligada a uma gastronomia tradicional
O Carnaval, a Feira do Vinho do Dão e a Feira Medieval são eventos anuais que podemos aproveitar para uma visita mais demorada pelo Concelho.